Dieta do Jejum Intermitente: é segura?
16 de setembro de 20203 Mitos e 3 Verdades sobre a vacina
19 de janeiro de 2021A obesidade é uma doença que tem se alastrado em todo o planeta. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo menos 2,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo estão obesas ou com sobrepeso.
Entre outros motivos para essa epidemia estão os hábitos alimentares ruins e o sedentarismo. As consequências da obesidade levam ao aparecimento de inúmeras doenças, por isso é importante realizar atividades físicas e ter uma alimentação saudável como forma de prevenção.
Quais as principais doenças relacionadas à obesidade?
Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos. As doenças relacionadas à obesidade são:
- Cardiopatias (arritmia, infarto);
- Doenças cardiovasculares (Hipertensão, AVC)
- Diabetes tipo 2;
- Aparecimento de câncer (intestino, mama, endométrio);
- Doenças nos músculos e ossos por sobrecarga de peso;
- Doenças respiratórias como apnéia e asma;
- Depressão e ansiedade.
Exercícios físicos são eficazes no tratamento da obesidade?
Os exercícios físicos em conjunto com a mudança de hábitos alimentares é a melhor indicação para queima de gorduras.
Praticar atividades acelera o metabolismo e quebra o equilíbrio calórico, o que permite que o corpo comece a queimar maior quantidade de calorias, eliminando as gorduras.
Como a atividade física promove essas mudanças, é possível que o apetite de algumas pessoas aumente com a maior queima de gorduras, por isso é fundamental associar a atividade a uma dieta equilibrada e nutritiva que forneça a energia que o corpo precisa, sem prejudicar a perda de peso.
Como a atividade física ajuda na mudança de hábitos de vida?
O começo da prática de atividades físicas para quem é sedentário pode ser muito penoso, porém é necessário. O ideal é sempre ter acompanhamento profissional para as atividades, evitando lesões e aumentando o ritmo conforme a evolução.
Nesse processo, é importante estabelecer uma rotina, com atividades entre três e cinco dias na semana, focando em atividades aeróbicas como caminhadas, corridas, natação, pedalar, dançar, entre outros. Assim, com práticas constantes, a queima de calorias é permanente.
Além de auxiliar na eliminação da gordura corporal, a atividade física melhora o sono e dá maior sensação de bem-estar, o que promove uma maior auto satisfação com as atividades cotidianas e com o corpo.
Fora isso, as atividades físicas são importantes instrumentos de socialização quando feitas em grupos, ou pela prática de esportes coletivos. Tudo isso permite que paulatinamente os hábitos sejam modificados e quando você menos esperar, a sua vida já mudou para melhor.
Viu como a atividade física é importante para combater as consequências da obesidade? Conheça o Centro de Atenção Integral à Saúde da São Cristóvão e melhore a sua qualidade de vida.