Os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê
19 de janeiro de 2021Saúde mental: o que é como mantê-la em dia
26 de janeiro de 2021A vacinação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças. As campanhas de vacinação em massa são responsáveis pela imunização geral da população e pelo controle de doenças, tanto que muitas delas foram erradicadas no Brasil, como a varíola e poliomielite.
Porque vacinar as crianças?
As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias de doenças graves.
Dessa maneira, ao tomar uma vacina, se adquire proteção induzida antes de ter contato com qualquer ameaça ao organismo.
Nesse aspecto, a vacinação infantil ganha ainda mais importância, pois as crianças têm defesas imunológicas mais fracas.
Quanto antes as crianças forem protegidas por meio da vacinação infantil, respeitando o calendário de vacinação, mais cedo estarão protegidas.
As vacinas em crianças podem ser orais (em gotas) ou injetáveis e os efeitos colaterais podem existir, mas são irrisórios perto dos benefícios trazidos pela vacina.
Geralmente o que pode ocorrer é: vermelhidão, febre e dor local.
Quais as doenças graves que a vacina previne?
A vacinação infantil é responsável pela proteção de inúmeras doenças. Entre as mais graves que previne, estão:
- Meningite
- Hepatite A e B
- Coqueluche
- Tétano
- Tuberculose
- Poliomielite
- Rotavírus
- Sarampo
- Caxumba
- Rubéola
- Varicela
- Febre Amarela
- Otite, sinusite, pneumonia, bacteremia (causadas por bactérias)
- HPV
Como funciona a rotina de vacinação?
É importante seguir o calendário de vacinação infantil para não perder nenhuma vacina.
Assim, as crianças ficam protegidas e os riscos epidemiológicos de algumas doenças voltarem a ser epidemias ficam controlados.
A rotina de vacinação infantil respeita um calendário orientado pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde.
No entanto, as vacinas podem ser encontradas também na rede particular.
Logo ao nascer são duas as vacinas: BCG em dose única (previne tuberculose) e contra a Hepatite B. Aos 2 meses se recebe as primeiras doses da vacina Pentavalente (que previne a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae tipo b), da vacina contra o Rotavírus, contra Poliomielite e a vacina Pneumocócica (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo).
Esses exemplos são somente o início do calendário de vacinação e já deu para ver a quantidade de doenças que as crianças são protegidas.
Porém esse calendário ainda é muito mais extenso, com reforços de vacinas e outras novas que as crianças devem tomar também aos 3, 4, 5, 6, 9, 12 e 15 meses e depois aos 4 anos e entre os 9 e 14 anos.
Depois disso, existe o calendário para a rotina de vacinação de adolescentes, adultos e idosos, devendo todos serem respeitados como forma de proteção individual e coletiva.
Não deixe a vacinação de quem você mais ama atrasar. Vacine as crianças nas clínicas de vacinação da São Cristóvão Saúde. Nossas unidades oferecem uma estrutura com o que há de mais atual no serviço de imunização e profissionais especializados. Venha conhecer!