Quais as consequências da obesidade para a sua saúde?
14 de janeiro de 2021Os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê
19 de janeiro de 2021A vacinação é uma das medidas mais importantes na prevenção de doenças. Com a aplicação de uma vacina, o sistema imune produz anticorpos que protegem o organismo contra agentes infecciosos
Mesmo toda vacina sendo segura, nos últimos tempos, surgiram campanhas para desacreditar a eficácia das vacinas, o que desestimulou algumas parcelas da população a seguirem com o calendário de vacinação, colocando em risco a saúde pública e particular.
O assunto veio novamente para a discussão com os lançamentos das vacinas de combate ao vírus Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de covid-19. Como forma de combater as “fake news” (notícias falsas), confira o que é mito e o que é verdade sobre as vacinas.
Mitos
(Mito) É perigoso tomar vacina
Este é um mito muito difundido entre as “fakes news” e não passa de uma inverdade, sendo que todas as vacinas quando chegam ao mercado já passaram por rigorosos testes de qualidade, inclusive com o selo de eficácia emitido pela vigilância sanitária.
(Mito) Não é preciso vacinação para doenças controladas ou erradicadas, como sarampo, catapora…
Pelo contrário, mesmo com as doenças controladas os vírus e bactérias continuam circulando, por isso qualquer baixa na imunização coletiva pode ocasionar novo surto.
(Mito) Vacina contra a gripe não é necessária e aumenta risco de contágio da covid-19
A vacina da gripe é muito importante, pois o vírus influenza (causador da gripe comum) e suas variações chegam a matar 500 mil pessoas por ano.
Portanto, a vacina é um método muito eficaz de proteção contra a gripe e de nenhuma maneira aumenta o risco de contrair coronavírus.
Longe disso, é importante manter a vacinação da gripe para fortalecer o organismo e não desenvolver formas severas de covid-19. Dessa forma, este é mais um mito.
Verdades
(Verdade) Vacinas podem ocasionar efeitos colaterais
Sim, é verdade que as vacinas podem causar alguma reação. Cada tipo de vacina pode ter um efeito colateral específico, mas as reações mais comuns são incômodo no local, dor, coceira, entre outros.
É importante ficar atento e caso a situação fique diferente do previsto, vá até o médico.
(Verdade) Existem vacinas que previnem o câncer
É o caso das vacinas contra hepatite e HPV. A vacina contra hepatite previne o câncer de fígado, enquanto a do HPV previne o câncer de colo de útero, ligado a 99% dos casos.
(Verdade) Algumas vacinas precisam de reforço e precisam ser tomadas antes de viagens
Correto. Algumas vacinas uma única dose vale para a vida inteira, outras precisam de reforço, como a de tétano e difteria.
Já para quem vai viajar para outra região ou país é necessário verificar quais vacinas são requisitadas, isso para evitar risco de contágio como também o de transmissão em locais com doenças controladas.
Agora que você já sabe mais sobre imunização e a importância das vacinas, confira se você e a sua família estão em dia com o calendário de vacinação.
As unidades da São Cristóvão Saúde têm a estrutura necessária e profissionais especializados para oferecer todas as vacinas imprescindíveis para todas as faixas etárias.