3 Mitos e 3 Verdades sobre a vacina
19 de janeiro de 2021Qual a importância da vacinação infantil?
21 de janeiro de 2021A amamentação é uma fase muito importante para mãe e para o bebê. Além de ser um momento único de contato e troca, o leite materno guarda propriedades fundamentais, principalmente para os recém-nascidos. Acompanhe e veja quais benefícios a amamentação traz para a saúde.
A amamentação exclusiva é salutar para o recém nascido?
A amamentação exclusiva, ou seja, sem oferecer ao bebê nenhum alimento ou líquido que não seja o leite materno, é recomendada pelos seis primeiros meses de vida da criança.
Seguir essa recomendação traz inúmeros benefícios, pois o leite materno contém todos os anticorpos e nutrientes necessários durante as primeiras fases da vida.
As crianças amamentadas por seis meses somente no peito apresentam menos doenças, menor índice de síndrome da morte súbita infantil, maior desenvolvimento cognitivo, melhor imunidade e melhor nutrição.
E quanto mais tempo o bebê se alimentar dessa forma melhor, sendo que aumenta o nível de ocitocina, conhecido como hormônio do amor. Assim, com maior tempo de vínculo, melhor auto satisfação do recém-nascido e a possibilidade de lidar melhor com o estresse no futuro.
Outro benefício da amamentação materna é a diminuição de cólicas nos bebês e melhor formação e fortalecimento da arcada dentária.
Porque amamentar é bom para a mãe?
Para as mamães a amamentação também é muito importante. Veja os benefícios:
- Protege contra doenças cardiovasculares e osteoporose;
- Reforça o vínculo com o recém-nascido e aumenta o bem-estar de ambos;
- Ajuda o útero a voltar ao tamanho normal, diminui sangramentos do pós-parto afastando risco de anemia;
- Auxilia a proteção contra o câncer de ovário e mama;
- Promove a perda de peso, pois a produção de leite consome até 800 calorias por dia;
- Torna o sono maior e melhor, em comparação com mães que não amamentam.
Além disso, a amamentação traz economia, já que não é preciso gastar com fórmulas. Isso é muito importante, pois assim é possível direcionar as finanças para outros cuidados com o bebê e com a mãe.
Quais os benefícios do aleitamento materno para o sistema imunológico?
O sistema imunológico dos bebês é reforçado pelo leite materno, porque nele consta os anticorpos necessários para os primeiros meses de vida, protegendo contra diarréias, infecções, asma, gripes, alergias, entre outras doenças.
Esses anticorpos são transmitidos principalmente pelo colostro, que é o primeiro leite produzido e pode durar até o quinto dia. Através do leite, o recém-nascido recebe a carga necessária de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio e muitos outros nutrientes.
A amamentação é um momento especial para mãe e para o bebê, por isso cuidar da saúde de ambos é fundamental antes, durante e após o parto. Conheça a unidade especial de Saúde da Mulher da São Cristóvão com 6 salas de consultórios para atendimento Pré-Natal, Mastologia e Ginecologia e 5 salas com equipamentos de última geração para realização de exames.