Os cuidados com o paciente pós-alta
25 de fevereiro de 2021O que é fato e o que é fake na vacinação?
7 de maio de 2021O coração pode ficar apertado ao levar uma criança para tomar vacina, no entanto, o ciclo de vacinação infantil é uma importante etapa para o desenvolvimento saudável.
Mesmo que as campanhas nacionais de vacinação estejam consolidadas no país, nos últimos tempos houve o crescimento de pais e responsáveis que deixaram de levar as crianças para se vacinarem. Esse fenômeno acontece, principalmente, por desinformação transmitida em mídias sociais e aplicativos de troca de mensagens.
Essas desinformações colocam sob suspeita a segurança da vacinação e, infelizmente, muitas pessoas têm acreditado nesse tipo de conteúdo, colocando a saúde das crianças em risco e contribuindo para que surtos de doenças antes controladas, reapareçam, como o caso do sarampo.
Quais os tipos de vacinas?
As campanhas de vacinação infantil foram responsáveis pela erradicação de diversas doenças e mantêm outras sob controle, evitando o aparecimento de surtos. Entre outras doenças, a vacinação infantil protege contra:
- Meningite
- Hepatite A e B
- Coqueluche
- Tétano
- Tuberculose
- Poliomielite
- Rotavírus
- Sarampo
- Caxumba
- Rubéola
- Varicela
- Febre Amarela
- Otite, sinusite, pneumonia, bacteremia (causadas por bactérias)
- HPV
Como as vacinas protegem nossa saúde?
Assim como as vacinas das outras fases da vida, a vacinação infantil é uma forma de prevenir doenças infecciosas preventivamente.
As vacinas mais comuns que são aplicadas e encontradas nos postos de saúde são feitas com partes dos vírus ou bactérias inativados ou atenuados, sem o risco de ser infectado pela doença, como muitas “fake news” divulgam. Estes fragmentos fazem o corpo responder, criando anticorpos no organismo pelo sistema imunológico.
Ao receber a vacina, a criança fica imunizada após algumas semanas de completado o esquema vacinal. Mesmo que cada vacina possa ter algum efeito colateral, sendo que as reações mais comuns são vermelhidão, febre e dor local, os benefícios são muito superiores.
É seguro vacinar crianças?
Sim, vacinar crianças é seguro pelo desenvolvimento infantil saudável e para manter controlado surtos de doenças consideradas erradicadas. Não existe a possibilidade de contrair a doença pela vacina, uma vez que são partículas inativadas ou atenuadas que são aplicadas.
Na verdade, o que não é seguro é deixar de receber as vacinas recomendadas, isso em qualquer etapa da vida.
Pensando em oferecer o que há de mais atual no serviço de imunização, a São Cristóvão Saúde desenvolveu clínicas de vacinação em centros ambulatoriais. Assim, você e a sua família ficam protegidos. Saiba mais aqui.
E para saber mais sobre a vacinação, confira o artigo 3 Mitos e 3 Verdades sobre a vacina.