Atenção integral à saúde e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
23 de fevereiro de 2021Crianças e a vacinação infantil: a importância de vacinar as crianças
30 de abril de 2021O paciente recebe alta hospitalar quando a equipe médica do hospital entende que a recuperação está completa ou que o seu estado de saúde permite a continuação da recuperação em casa.
Esse importante momento, no entanto, não significa que o paciente pós-alta deve retomar todas as suas atividades imediatamente. Pelo contrário, inicia-se uma série de cuidados conforme a necessidade de cada um, visando a garantia da manutenção da saúde.
Os cuidados no pós-alta
Os cuidados variam de acordo com a necessidade de cada paciente e a sua condição. É fundamental estabelecer uma rotina de cuidados e ter responsáveis para cuidar dessa rotina, caso o paciente tenha alguma limitação. Portanto, é preciso se atentar aos:
- Cuidados com a higiene: lavar as mãos, escovar os dentes, realizar a higiene corporal;
- Cuidados com a pele: trocar de posição para evitar lesões por pressão (escaras);
- Cuidados com a alimentação: deve ser adequada para cada paciente, contendo as necessidades nutricionais indicadas, podendo ser alimentação líquida ou mesmo por sonda;
- Cuidados com a medicação e curativos: os remédios devem ser ministrados conforme receita médica, caso necessitem ser aplicados por seringas ou administrados via sonda, precisam ser feitos por profissionais de saúde, assim como a troca de curativos.
Quais as recomendações quando o paciente é liberado?
Com ajuda de familiares e amigos, é importante que o paciente encontre as condições propícias para não ter recidiva no tratamento e ter qualidade de vida independente da sua situação. Dessa forma:
- Planeje como será feito o transporte até a residência propiciando conforto e segurança ao paciente;
- Adapte a casa conforme as necessidades, removendo obstáculos e instalando apoios;
- Disponha dos equipamentos necessários para a utilização do paciente: cadeira de rodas, cadeira de banho, órteses, bengalas, muletas, camas hospitalares, entre outros;
- Contrate um profissional para o serviço de enfermagem domiciliar (home-care);
- Estabeleça hábitos para ajudar na recuperação, com horários para atividades, alimentação, medicação, higiene etc;
- Realize as indicações médicas complementares para a recuperação como fisioterapia, fonoaudiologia, orientação psicológica, entre outros.
Com esses cuidados o paciente pós-alta encontra as condições ideais para manter a saúde em alta, dando continuidade à recuperação iniciada com a São Cristóvão.
Conheça aqui a internação do Hospital e Maternidade São Cristóvão.