Dores nos quadris: principais causas e como prevenir
2 de fevereiro de 202110 mitos e verdades sobre a amamentação
9 de fevereiro de 2021A insônia consiste na dificuldade em conseguir dormir ou manter o período de sono de maneira que ele seja plenamente reparador.
Pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS) indica que ao menos 73 milhões de brasileiros têm o distúrbio.
Os problemas da insônia podem ter origem em alguma doença física (Alzheimer, doenças cardiovasculares, hipertiroidismo), em doenças mentais (depressão, ansiedade), ser efeito de alguma medicação para algum tratamento, ou ligadas a um evento ou estilo de vida estressante que provocam a liberação de serotonina no organismo.
Problemas da insônia na sua saúde
Ter a qualidade do sono afetada prejudica não só nosso desempenho nas atividades cotidianas, no trabalho e nos estudos, como também pode desencadear problemas de saúde como:
- Doenças cardiovasculares (arritmia);
- AVC (Acidente Vascular Cerebral);
- Doenças respiratórias (apneia do sono, asma);
- Doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade);
- Obesidade;
- Diabetes;
- Baixa imunidade.
Tratamento
A avaliação dos motivos da insônia e o seu tratamento, que pode envolver medicamentos, mudança de hábitos e terapia, deve ser feita por médicos. O diagnóstico leva em consideração o histórico do paciente e outros exames físicos.
Caso algum distúrbio que pode estar ocasionando os problemas da insônia seja notado, o médico pode solicitar um exame de polissonografia que consiste em uma avaliação enquanto o paciente dorme.
Neste exame é monitorado não só o tempo de sono, mas também como se comportam músculos, cérebro e a respiração, entre outros fatores, em período de repouso, para um diagnóstico mais preciso.
Além da abordagem farmacológica, é imprescindível adotar hábitos que promovam a “higiene do sono” para conseguir controlar a insônia.
Para tal, é necessário ter costumes saudáveis, ter rotinas para dormir e levantar, controlar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes que podem interferir na qualidade do sono, praticar exercícios que diminuem o estresse, ter um local de repouso orientado para o sono sem a interferência de smartphones, televisores e similares.
Viu como a insônia afeta diretamente as nossas vidas? Para outras informações sobre saúde conte com o auxílio do Grupo São Cristóvão.